CURSO NA ÁREA DA ROBÓTICA

CURSO NA ÁREA DA ROBÓTICA

CURSO DE ROV
Robótica subaquática e suas aplicações
Imagine as dificuldades impostas para realização de trabalhos em ambientes subaquáticos
desconhecidos, contaminados e em profundidades de difícil acesso ao ser humano.
Atualmente, utilizam-se robôs para apoio às atividades dos mergulhadores,
principalmente na realização de tarefas pesadas e de alto risco à vida humana.
Definição
Os ROVs (Remotely Operated Vehicle) são esses robôs com sensores e uma série de outros acessórios, os quais podem ser substituídos conforme a necessidade da missão. Por definição, o ROV é um veículo subaquático não tripulado, controlado remotamente por um piloto. De posse de um robô subaquático, pode-se observar, remotamente, o fundo do mar e demais corpos hídricos e estruturas submersas. O ROV possibilita a operação em profundidades elevadas, por períodos de tempo maiores do que os possíveis de serem praticados por mergulhadores, além da operação em águas contaminadas, as quais representam risco à vida humana.
Os ROVs surgiram para exploração científica, estudos da fauna e flora no ambiente subaquático e na arqueologia marinha. Atualmente, seu emprego está intensificado na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas, onde o ser humano não consegue mergulhar, pois a pressão imposta nesta profundidade é muito alta.
Esses robôs evoluem conforme o avanço tecnológico. A alimentação para os propulsores e circuitos eletrônicos é fornecida por meio de um cabo umbilical, o qual pode resgatar o ROV caso ocorra falha de operação.
Navegações em ambientes de baixa visibilidade para câmeras de vídeo podem ser auxiliadas por um dispositivo sonar 2D e/ou 3D.
Sistema Típico e Classificação
Um sistema típico de ROV é composto pelo robô, por um cabo umbilical (com ou sem sistema de lançamento e recuperação), fonte de energia, console de operação com controle remoto e um monitor de vídeo. Dessa forma, o veículo é operado por um piloto, a partir de uma unidade de comando.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Facebook
LINKEDIN
INSTAGRAM
WhatsApp chat