Curso NR-20 Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis

Curso NR-20 Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis

Objetivo:
O principal objetivo deste curso é SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Sendo assim, os trabalhadores em postos de gasolina, mercados (atacadistas, varejistas), trabalhadores de empresas que possuem armazenados, líquidos inflamáveis e/ou combustíveis de 10m3 até 5.000m3 e mais de 2 toneladas até 60 toneladas de gases inflamáveis, devem possuir o curso de integração e/ou básico, em outra situação, devem possuir o intermediário e o avançado.

É muito importante que os proprietários de empresas, gerentes, supervisores, líderes e contratados, leiam atentamente na íntegra a NR 20 e suas atualizações, e façam uma análise de abrangência para a sua atividade comercial.

NR-20 Precisa treinar seus funcionários para NR-20 e não tem certeza sobre qual nível de capacitação (básico, intermediário ou avançado) deve aplicar? Acompanhe o post para entender melhor sobre as exigências do MTE relativo a capacitação da NR-20.

A NR20 é composta por três níveis de capacitação, que são: NR-20 Básico, NR-20 Intermediário e Avançado. Confira!

Ainda sobre a NR-20
A NR-20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Existe um critério específico e/ou nível de capacitação da NR-20, vamos entender primeiro sobre as três classes:

Classe I
a) Quanto á atividade:

a.1 – postos de serviço com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis.

b) Quanto a capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: acima de 2 ton até 60 ton;

b.2 – líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 10 m³ até 5000 m³.

Classe II
a) Quanto á atividade:

a.1 – engarrafadoras de gases inflamáveis;

a.2 – atividades de transportes duto viário de gases e líquidos inflamáveis e combustíveis.

b) Quanto a capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: acima de 60 ton até 600 ton;

b.2 – líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 5.000 m³ até 50.000 m³.

Classe III
a) Quanto á atividade:

a.1 – refinarias;

a.2 – unidades de processamento de gás natural;

a.3 – instalações petroquímicas;

a.4 – usinas de fabricação de etanol e/ou unidades de fabricação de álcool.

b) Quanto a capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: acima de 600 ton;

b.2 – líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 50.000 m³.

Nível de capacitação NR-20
Agora que você entendeu melhor sobre as classes de instalações, você poderá então entender qual melhor se encaixa para o treinamento de seus funcionários, confira o nível de capacitação nr-20.

Curso Básico da NR-20
O curso de nível básico da NR-20 é destinado a profissionais que trabalham em instalações de classe I, II e III e adentram na área de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento (como por exemplo frentistas, gerente de pista, descarga de combustível e mais), onde o Anexo II – 1.b – estabelece para atividades específicas, pontual e de curta duração.

Curso Intermediário da NR-20
Segundo o item – 20.11.5 – os trabalhadores que laboram em instalações classes I, II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção, devem realizar curso Intermediário.

E ainda, os trabalhadores que laboram em instalações classe I, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências, devem realizar curso Intermediário.

Curso Avançado I da NR-20
O curso avançado capacita os trabalhadores que trabalham na classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências, devem realizar curso Avançado I.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Facebook
LINKEDIN
INSTAGRAM
WhatsApp chat